Resenha: “Nada a Perder” – Edir Macedo


Escrito por: Carlos Monteiro

edir

Resumo do Livro “Nada a Perder”, de Edir Macedo.

images (1)

“Momentos de convicção que mudaram a minha vida” – Edir Macedo

Segredos guardados por décadas. Momentos de decisão e descobertas espirituais contadas, com riqueza de detalhes, pelas próprias palavras de um dos principais líderes evangélicos do mundo. No primeiro volume de sua trilogia de memórias, o bispo Edir Macedo nos surpreende com revelações profundas. Como um brasileiro comum decide pregar sua fé nas ruas e praças públicas e, 35 anos depois, lidera uma Igreja atuante em mais de 200 países com milhões de fiéis nos lugares mais remotos do planeta? Como tudo isso começou? Como ele se tornou proprietário da segunda maior emissora de televisão do Brasil? Quais os dilemas e os desafios interiores enfrentados no início dessa jornada? Qual a origem dessa crença capaz de superar limites?

Uma comovente volta ao passado com lições para o presente e o futuro. Experiências tocantes com aprendizados para a vida.

Fonte: Editora Planeta

Resenha do Livro

Eu li o Livro “Nada a perder – Minha Biografia” do Edir Macedo.

Meu objetivo com essa obra era identificar o fenômeno, o pastor, o homem por trás da edificada e potente Igreja Universal. Sinceramente não me arrependi. Pretendia ler aos poucos, mas acabei devorando as passagens de cada capítulo. Agora estou aqui, pronto para resenhar este livro, espero que ao final me sobre fôlego para continuar minha caminhada.

O primeiro volume de uma série de três livros em que o Edir Macedo conta sua trajetória. Já sou franco em afirmar, que minha vida foi construída em um pessimismo cético perante a religião. Teve momentos que acreditei que a igreja era sem cor, e o homem o sucesso da liberdade, hoje não sei no que acreditar, principalmente porque o homem se tornou em uma criatura opaca.

Ao ler a autobiografia, percebi o quanto o Bispo quis e conseguiu ser tornar uma santidade em vida, ele condena e julga. Ensina as pessoas a pensarem da forma dele, que alimenta ser a maneira de Deus. O que eu vi nele, – foi apenas um jovem sonhador e cheio de furos espirituais, pronto para encontrar uma ideologia. Um livro que transporta as lembranças profundas de um homem. O texto é uma narrativa que tenta humanizar o “senhor dos dízimos”, cuja missão, digamos foi bem alcançada, ainda mais que, mostra relatos de intimidade deste fenômeno sociológico.

O engraçado que as maiorias das pessoas que conheço, que inclusive estão lendo o livro, digladiam comigo, expressando que eu deveria ter lido com o coração aberto, para me identificar com a luta deste homem e também para aprender a ser perseverante. Pois a Universal facilita a vida de seus fiéis, devido a todos serem tocados por Deus. E falando nele (Deus), o Bispo ressalta muito a importância desta figura paternalista, mostrando o seu caráter ali, nas suas escolhas e na forma que o mundo brinca para confundir os fortes. Uma coisa cômica nas passagens iniciais do livro é sobre a simplicidade maniqueísta que o escritor tenta passar, principalmente quando a essência do Edir Macedo transporta para a sua prisão na década de 1990. Ali, fica bem claro quem é o Herói e o vilão.

Eu não sei, ao ler esta obra, vejo uma identidade voraz e animalesca de querer crescer na vida, usando o óbvio, Deus. É só analisarmos que no livro mostra como essas igrejas evangélicas se usam de uma visão arbitrária e antiética de nepotismo. Sabemos que, as principais igrejas são controladas por pessoas ligadas a família do Edir Macedo. Outra denominação que foi citada na obra foi a do seu cunhado – Romildo Ribeiro Soares, o “vulgo” R.R.Soares – a Igreja Internacional da Graça de Deus (1980). Mas o melhor, é que no livro deixa bem claro que, privatizar o espírito santo e a fé, é um mercado lucrativo.

A teologia da prosperidade faz o fiel encarar Deus como um sócio. Imaginemos que tudo que construímos em vida, deve ser dividida com Deus, então, o que a nós pertence, passa a pertencer a obra de Deus (Igrejas e seus líderes). Incrível, não é? E o pior, que todos que adentrar este espaço, viram um Supercrente.

“Nada a perder” é um livro que todos devem ler. Você vai ler uma obra que dita um coronelismo evangélico, personagens midiáticos na sua criação. Se Dizem que Deus criou o Homem, atualmente o homem cria a fé, da sua forma e maneira.

Quando fechei o livro, contive minhas emoções sombrias que emanavam em minha consciência. Entendi um pouco a historinha a Igreja Universal, criada em 1977 por Edir Macedo, sob a égide do Neopentecostalismo. O jovem contou boa parte da vida dele, para quem gosta, é uma obra de fé, para quem não gosta, é um livro comum, talvez bem escrito. Se preferir nem leia, vá para a sua varanda, tem que ser de madrugada, olhe para o céu, e imagine ser Deus.

Anúncios

44 comentários

  1. Você é com certeza uma pessoa sem visão, não tenho duvida, se acha isso uma historinha, quero que você me conte a historia da sua vida, dai eu comparo, pois você precisa conhecer algo muito maior que seus próprios conceitos, e ´pode ter certeza que entrei sem querer nessa pagina, pois você escreve, mais não tem vida nas suas palavras, eu creio em algo que vai muito além disso, que pode mudar vidas. E pode ter certeza que você precisa conhecer, para poder falar ou zombar de uma pessoa pois vc é só um maria vai com as outras. Procure saber a verdadeira razão de estar vivo, daí eu conto a minha historia de vida e o que Deus fez por mim através da Fé ensinada na igreja Universal.

    • Olá,
      Bom dia, Obrigado por se preocupar em deixar seu comentário.
      Mas de antemão lhe aviso, que não preciso rasgar o verbo para dar continuidade nesta discussão contigo. Primeiro, o blog regozijo do amor, faz parte de uma liberdade de expressão. Segundo, aqui não fazemos apologias a nada. Terceiro, minhas contendas espirituais não estão na pauta do blog.
      E outra coisa, sua maneira de defender a teologia em questão, és tão apelativa e emocional, que acaba tornando a razão cega. Enfim, fanatismo religioso só mostra a relação da inculta mental que sofremos perante nós mesmos.
      Mais uma vez, obrigado.
      Carlos Monteiro

  2. Sinceramente? Sua crítica é sim muito boa, mais embora não tenha deixado explícito suas contendas espirituais na pauta do blog, pelas palavras aqui usadas e o modo como se refere ao livro, mostra claramente o seu descontentamento com o Edir Macedo e sua igreja, você simplesmente não conseguiu ler o livro de uma forma imparcial, para lançar em seu blog um “resumo limpo”. Mais entendo que é a visão de alguém que se opõe ao escritor da obra.

    • Bom dia,

      Agradeço pela sinceridade de suas palavras. E fico feliz pelo elogio. Sobre a imparcialidade da resenha, realmente ficou difícil para mim…Mesmo não tendo nada contra a Igreja e o Edir Macedo, planejei neste ensaio mostrar minha visão literária sobre a obra. Claro que fazendo isto, coloquei em cheque o desgosto dos seguidores da Universal. Finalizo expondo um muito obrigado.
      Carlos Monteiro

  3. Quem é carnal entende e cogita pelas coisas da cerne…quem é espiritual entende e cogita pelas coisas do espirito…certamente minha amiga esse livro ainda ñ é pra vc entender e nem vai aceita-lo enquanto se sentir alto suficiente de mais para reconhecer que existe um Deus e sua palavra é verdadeiramente ei para nós …Romanos 8:5,9

    • Boa tarde,

      Dilene, Fico feliz pela oportunidade de podermos confabularmos um pouco. Se eu cheguei a ver quantas pessoas leram o livro? Não, não sei!Não me preocupo em “quantas pessoas leram ou vão ler”. Pelo que eu vi, de uma reportagem, a obra vem sendo bem lida, pelos seguidores do Edir Macedo. Então, para meu conhecimento, se perde um pouco da qualidade literária, devido a clientela ser da própria Igreja Universal, e aí, o discernimento do que é bom e ruim, se perde.
      Relembro, neste espaço existe a liberdade de expressão. Lemos o livro e concluímos em uma resenha. Obrigado
      Carlos Monteiro

    • Olás, Pâmela!
      Agradeço suas palavras. Comentar neste post, demonstra sua coragem em realmente avaliar o que és a religião hoje em dia!
      Sobre o referido livro, o que posso dizer, convincente na sua oratória e falho na sua credibilidade.
      Volte sempre!
      Carlos Monteiro

  4. Aposto que você tem “probleminhas” que você não conta a ninguém…. mais ja sei a onde você vai parar… e vai lembrar muito bem do que escreveu aqui.. até logo

    • Boa Noite,

      Como vai meu anjo? Tudo bem contigo? Faço esses questionamentos para entender, o que faz um ser humano vim em meu blog e, nas entrelinhas me acusar e ameaçar… Por favor, né? Não cola. Quando resenhei o livro, fiz com o que eu pensava, e garanto a ti, não mudo nada!
      bjs na sua alma.
      Carlos Monteiro

  5. Quando falarmos seja com um “Assim diz O Senhor”. A bíblia declara que o coração dos homens é continuamente mau. Assim não devemos confiar na pretensão deles. Eles podem, como Cristo descreve, professar que operam milagres, curando doentes. É isto maravilhoso mesmo quando eles têm por trás o grande enganador, o operador de milagres que até fogo fará descer do céu à vista dos homens? São os prodígios de mentira do diabo que levarão o mundo cativo e assim operará milagres; esse poder enganador abrangerá todo o mundo. Satanás virá para enganar se possível os escolhidos. Enfermos serão curados à nossa vista. Milagres se efetuarão aos nossos olhos. Estamos nós apercebidos para a prova que nos aguarda diante das mentirosas maravilhas que são amplamente exibidas? Homens sob a influência de espíritos maus operam milagres. Sob encantamentos farão que as pessoas adoeçam removendo-as depois, levando outros a dizerem que a pessoa doente foi miraculosamente curada. Isto satanás tem repetidamente feito.Disfarçado de anjo de luz, percorrerá a terrá como taumaturgo. Com bela linguagem apresentará sentimentos sublimes. Falará boas palavras e realizará bons atos. Personificará a Cristo, mas num ponto haverá notável diferença. Satanás apartará o povo, da Lei de Deus. Seus representantes abriram brecha nos mandamentos e os pisam, com a declaração errônea de que a lei escrita pelas mãos de Deus foi abolida.Assim aceitam apenas o novo testamento, mas não se esquecem do dizimo do velho testamento.Cabeças coroadas. presidentes, governantes de altos postos curvar-se-ão ante suas falsas teorias e caminham para a perdição.
    Leiam e estudem a bíblia com oração. Peçam discernimento a Deus. Ele está disposto a dar boas dádivas a seus filhos que desejam fazer a Sua vontade.

    • Quantas felicidades eu tive, ao ler suas palavras!
      Mas não posso crer em algo tão nefasto, quanto essa sua frase: ” Peçam discernimento a Deus. Ele está disposto a dar boas dádivas a seus filhos que desejam fazer a Sua vontade.”
      Tu defendes que Deus?
      Neste que me apresentaste?
      Enfim, eu tenho minhas convicções, e nelas, este mesmo ser superior, não é nem reflexo desta entidade fanática que me envolveste…
      Não sei mais o que dizer… Talvez eu leia a Bíblia… Mentira…rs
      Obrigado!
      Carlos Monteiro

  6. O que é mais fácil, Deus nos dar discernimento para fazermos nossas escolhas, ou dar-nos graciosamente a vida que a cada dia dele recebemos como verdadeiros milagres? Até aos seres humanos, agradecemos pelo bem que nos fazem, imagine então o quanto devemos ser gratos Àquele que nos criou, amou e sustenta ,por Sua infinita bondade e sem que o mereçamos. O único Deus que conheço é o Deus que inspirou os profetas a escreverem as Sagradas Escrituras, a biblia, por isso não entendo a tua pergunta, “que Deus “? Podemos falar longamente a respeito deste Deus que vc não conhece. Se quiseres.

  7. Amo a Deus porque Ele pensou em mim desde muito antes que me tecesse no ventre de minha mãe. Me deu a vida e, sou dele com todo o meu ser. Vivo por Ele e para Ele.Deus sem mim, é Deus. Eu sem Ele, sou terra. Ou nada.

  8. Não sou cidadã da igreja universal, mas sou cidadã do universo de Deus, preparando-me para a eternidade com Deus no céu. E bem viva. Não é a morte que nos leva para o céu, e sim a graça de Cristo, mediante o nosso arrependimento de pecados a aceitação de Sua palavra. Trilhar o caminho estreito .Os males que são produzidos e que todos conhecemos, não é obra do meu Deus e, sim do inimigo dele que procura infamá-lo, desonrá-lo por inveja e ciume. Esse cara quer o trono de Deus, por isso O ataca inflamando pessoas contra o Altíssimo.

  9. Olá amigo ou amiga, não sei bem como lhe explicar mas vou tentar: sinceramente não esperava que você entendesse o que se passa nesse livro ou na vida de qualquer outra pessoa que tem um exemplo de vida com Deus, a vida com o Senhor é uma vida pela fé, o que é totalmente o contrário da razão e emoção, a fé é algo que não se pode ser explicado racionalmente. Quanto a esta passagem de sua resenha: “então, o que a nós pertence, passa a pertencer a obra de Deus (Igrejas e seus líderes). ” é possível perceber que você não tem conhecimento da Bíblia pois nela esta escrito que Deus escolhe seus servos para que preguem o evangelho pela Terra e salvem almas e também Deus prospera os seus outros servos para que eles sustentem a casa do Senhor, da pra perceber que sua “razão” esta muito focada no dinheiro mas esta obra não é para mostrar as pessoas um exemplo de como ganhar dinheiro e sim como mudar suas vidas adquirindo o espirito Santo, as demais coisas são acrescentadas.

    Por fim queria lhe dizer não tenha medo em entregar sua vida a Deus pois mesmo que você entregue “seu dinheiro” para a igreja ou mesmo a um dono de igreja, quem esta vendo sua fé é Deus e ele lhe dará muito mais, quanto ao destino de seu dinheiro, Deus também está vendo e Ele tratara de punir quem faz uso de suas palavras para enganar os fiéis.

    • Olás,
      Lucas, Reitero muitas das informações já ditas por mim, não vou adentrar e discussões religiosas. Não faz parte deste blog.
      Mesmo assim, agradeço toda preocupação em querer demonstrar toda a sua “crentice”
      Obrigado!
      Carlos Monteiro.

  10. Bem vc deve estar falando com outra pessoa pois em momento algum eu citei qualquer coisa das tuas reivindicações. Esta resposta não é para mim. ah! eu sou dizimista, mas na igreja que prega o evangelho verdadeiro.

    • todos vcs estão errados, primeiramente que a palavra de Deus não é pra ser discutida e nem religião. é para ser vivida. Quem tá amando essa discussão boba de vcs é o diabo.

  11. Na verdade eu ainda nao li este livro nada a perder, entendo que o Sr, bispo é um dos homens mais inteligente deste seculo, na verdade qeria ler somente por curiosidade para analisar como uma pessoa consegue manipular mentes se aproveitando da vulnerabilidade, de pessoas que estao refens de doenças, problemas familiares, ou mesmo referenciar os trechos biblicos notadamente
    invisilvemente refelete a culpa de quem nao aceitar jesus ira direto para o inferno
    o sr bispo usa como ferramenta de trabalho trechos da biblia como o apocalipse
    notadamente setor que intimida, culpa e sentencia. A palavra que abre portas *JESUS* .Racioicinei nao vou ler… pois penso que este sera mais um golpe para vender livros neste livro somente saberemos de que cor e’a cueca do bispo mais nada ele não vai ensinar como dar o pulo do gato ,sera mais uma auto promoção
    e tera trechos para pedir ao sr.Jesus para quando morre ter pelo menos um lugar no ceu.

  12. Oá, você está de parabéns seu blg.
    Tem uma certa inteligência que poucos consegui ver. E. Só as pessoas com pouco inteligência que coloca a culpa na fé para não compreender o que está escrito e ter uma visão crítica construtiva, mas enfim parabéns e manda esses bostas pra merda.

  13. Não li o livro, não tenho nada contra a igreja e muito menos contra seus seguidores. Cada um faz sua fé onde desejar, se está certo ou errado, só Deus vai dizer. Resolvi fazer esse comentário devido ao comentário da Dilene. Ela diz: “Você é uma pessoa de pouca visão, não viu a quantidades de pessoas que leram o livro ,ou seja só você esta certo?pare e pense !”. Jesus tinha milhares de seguidores e foi morto por eles! O que eu quero dizer é que não é porque o livro está alcançando as massas que podemos ter isso como verdade. “Uma mentira dita mil vezes, torna-se uma verdade!” – Adolf Hitler. Caso queira ir pela “maioria”, ok. Só não diga que ” sem visão ” é quem nada contra a maré!

  14. Oi adorei sua resenha!.. muito obrigado…me fez se interessar pelo livro….mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei… se trata de um livro arrebatador…ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos…..e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história…..acesse o link da livraria cultura e digite reverso…a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

  15. Digo-vos que assim haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos, que não necessitam de arrependimento.
    Lucas 15:7

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s