Resumo – Um porto Seguro – Nicholas Sparks


Escrito por: Sophia Saggezza 

download

 

Sinopse:

Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a dois relacionamentos relutantes: um com Alex, o viúvo com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, o outro com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas… e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio.

Resumo:

Um Porto Seguro

 

O livro – Um Porto Seguro de Nicholas Sparks.

Carregado de detalhes aguçando a imaginação criativa revela um mundo cheio de segredos, emoções e sem esquecer o romantismo que está em evidencia e é sua marca.

Tudo se inicia com Katie, uma mulher de 27 anos que se muda para uma cidade pequena na intenção de fugir do seu passado, no entanto seus temores a assombram durante um bom tempo até se envolver com Alex, um ex-investigador que serviu o exercito até se aposentar e comprar a loja de conveniência do sogro.

Alex é pai viúvo de dois filhos pequenos, que carrega a amargura da morte da esposa levando todo fardo em suas costas focando apenas nos filhos, seus maiores tesouros.

Ambos reprimem seus sentimentos ocultando- os sem compartilha-lo até fazerem isso um com o outro e Alex ao contrário de Katie mostra-se sempre forte e uma segurança ao qual ela pode segurar já Katie revela sua história de forma traumática para seu amado que a ouve atentamente.

Ela era casada com Kevin que trabalhava como policial investigador, com claros sintomas de alcoolismo. Com a pressão e trabalho dobrado, e por está sempre exposto a cenas fortes de assassinatos incluindo o excesso de bebida, Kevin, desenvolveu uma personalidade muito agressiva, passando a espancar Katie que na verdade de chamava Erin.

Ela tentou fugir até se ameaçada de morte pelo marido, até que depois de trabalhar em uma fuga milagrosa conseguiu construir uma nova vida.

Na procura da esposa Kevin passa a ter distúrbios, ataques de raiva e durante todo o percurso da história fazia citações bíblicas se tratando de traição, punição, honrar o matrimonio e alguns dos 10 mandamentos, para justificar suas ações. Claro que não pensava nas surras que dava a sua mulher colocando sempre a culpa nela para se justificar.

Quando Kevin finalmente a encontra, passa a ter alucinações e mal estar pela quantidade de álcool ingerido e ao tentar detê-la se surpreende por ela revidar e tentar a fuga, para salvar sua vida e a dos filhos de Alex.

Katie no momento final sente uma dubialidade de sentimentos pelo Alex que estava ferido e pelo seu esposo que estava morrendo, afinal não sabia ao certo se o odiava ou o amava. Mesmo que isso se tratasse da mesma intensidade de libido para ambos os sentimentos.

Katie estava certa que amava Alex e seus filhos, mas com os nervos a flor da pele idealizou uma amiga ao qual poderia contar todas as suas angustias e segredos até mesmo antes de conhecer Alex, pois precisava ter alguém por perto. O que ela não esperava que essa sua amiga, Jo, nada mais era que o espírito da falecida esposa de Alex.

O que o escritor nos deixa intrigado se Jo realmente esteve presente ou se não passou de uma alucinação de Katie.

O livro trabalha com um contexto pesado do individuo com suas crenças, vícios e conflitos existenciais.

A vulnerabilidade que alguns personagens carregam e a carga de estresse que pode acarretar em sérios problemas psicológicos. A necessidade de interação a todo o momento e a permissão de sentir sejam sentimentos bons ou ruins, desde que não deixem se controlar por eles. E claro o amor que Nicolas nunca deixa de abordar, um amor conflituoso que vai se lapidando com toda sua intensidade e pureza até atingir o ápice do romance idealizado, sentido e vivido.

 

 

Anúncios