Resenha – O Terceiro Travesseiro – Nelson Luiz de Carvalho


Escrito por: Carlos Monteiro

download

Sinopse do livro

 Título: O Terceiro Travesseiro

Edição: 10
ISBN:  9788586755439
Editora: Edições GLS
Ano: 2007
Páginas: 210

 Dois adolescentes, Marcus e Renato, que estudam na mesma escola, jogam futebol, são muito amigos e de repente passam a compartilhar suas fantasias amorosas e a descobrir em conjunto a sua sexualidade. Mantendo-se fiéis apenas aos seus sentimentos, quando experimentam novas formas de prazer, após vencer a luta para tornar seu relacionamento aceite pelas famílias, a dupla se vê diante de um novo desafio: o aparecimento de uma garota que vai compor a terceira ponta do triângulo, tornando-se o elemento que transforma a situação, até então óbvia, em uma relação inusitada. Ao despertar a bissexualidade de ambos, surgem novos desejos que passam a ser vivenciados de maneira explícita e autêntica.

Resenha do livro

“O silêncio da morte é enorme. O do meu coração, maior ainda.”

20090531_terceirotravesseiro

O Terceiro Travesseiro foi escrito por Nelson Luiz de Carvalho. Mostra um amor transcendental entre dois jovens amigos que, por causa deste sentimento, vão sofrer o preconceito da sociedade. O sonho de viver este caminho, norteia ambos, todo o processo da narrativa tem como ímpeto demonstrar a luta de Marcus e Renato para ficarem juntos. Claro que, percebemos muitas lacunas e fragilidades no texto. Principalmente da forma que foi apresentada o tal “terceiro travesseiro”. O drama choca em alguns momentos, por utilizar palavras limpas demais na boca dos personagens, não há mascaramentos, Marcus e Renato, expressam o que sentem um pelo outro do jeito que eles mais amam…

Acredito que a homossexualidade poderia ter sido abordada de uma maneira mais acurada. Principalmente no momento em que os personagens devem enfrentar a moralidade da família. Tirando essa parte, que aos meus olhos de leitor foi muito ameno, distanciando da nossa realidade, toda construção foi válida. As experiências contidas nesta obra trazem uma grande reflexão, todos, independente da cor, da religião, da classe social, merecem ser feliz.

Comentam que o livro é polêmico, devido a temática ser gay. Mas não entro neste debate, pois, para minha alma sensível, o que valeu desta leitura foi que, eu acabei chorando com o seu final. O sofrimento é a escada para quem pretende superar todas as dificuldades. Confiança e esperança para aqueles que precisam.

Bem, ao final, recomendo a leitura. Principalmente por se tratar de um universo da qual a maioria das pessoas fogem. Vale a pena experimentar a leitura. Agora, vou desaquendar!!!

 

 

Anúncios

4 comentários

  1. Li o livro assim que conferi a resenha aqui.
    Achei interessantíssima a temática, mas não gostei tanto do que encontrei. A história é “bonitinha”, mas acho que faltou mais… Muito mais. Pude encontrar inúmeras lacunas, eventos mal resolvidos, e tantas outras coisas que deixaram a leitura desconfortável. Faltou carisma, sensibilidade, e, para mim, as cenas mais quentes foram muito esmáticas. O enredo, apesar de ser simples, é a única coisa que se salva. A narrativa em si, pobre e vazia, merece uma nota 4.
    Gostei do acontecimento do final, confesso que trouxe um ar mais forte ao livro e ajudou a melhorar a história. Porém, fracassou ao não dar a devida atenção ao evento, abstendo-se ao final de imediato.
    O tema merecia algo melhor!

  2. Caio Gomez,
    Nosso lépido e sempre regozijador!
    Concordo com tua profunda análise sobre a obra. Mas faço jus a algo maior, que és sobre a temática. Hoje é notório, que não temos nada específico sobre o tema. Difícil encontrar boas referências “gays”. Aqui fica a dica, que em um futuro não muito distante, os padrões literários mudem!
    Carlos Monteiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s