Dia Internacional da Mulher


Escrito por: Lucas Alves (Luke)

.Regozijo Do Amor

Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.

No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até a década de 1920.

Na antiga União Soviética, durante o stalinismo, o Dia Internacional da Mulher tornou-se elemento de propaganda partidária.

Nos países ocidentais, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Nessa data, os empregadores, sem certamente pretender evocar o espírito das operárias grevistas do 8 de março de 1917, costumam distribuir rosas vermelhas ou pequenos mimos entre suas empregadas.

Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.

Regozijo Do Amor

Hebe Camargo já não está mais entre nós, mas é impossível deixar a data do seu aniversário passar em branco. Eternizada como a dama da televisão brasileira e a rainha do sofá, Hebe será sempre lembrada no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Se estivesse viva, a apresentadora, que morreu no dia 29 de setembro de 2012, completaria 84 anos. Nos últimos meses a apresentadora estava usando um colar com a palavra “vida” que ganhou da joalheira Lydia Saed, que se tornou um amuleto na luta contra o câncer.

Comentei um pouco sobre a Hebe Camargo por causa da luta contra o câncer, pois ela nunca deixo de sorrir mesmo sofrendo ela sorria passando alegria, uma mulher forte que mostra que na vida nunca devemos nos deixar desanimar. Só tenho a desejar um Feliz dia das Mulheres a todas. Mãe, tia, irmã, namorada, sogra, amiga, professora, cobradora, presidenta, cientista, baixa, alta, gorda, magra… 

Anúncios