Bienal do livro P II


Bienal do Livro 2012

 

 

Acabou a Bienal do livro. Andei vasculhando por aí, alguns resultados deste evento. Em relação ao número de pessoas que passaram pelo espaço, tivemos um aumento aos anos anteriores. Para se comemorar? Hum… Talvez! Acho que não. Tem pessoas gritando que a Bienal esta morta. Vai ser difícil fazer qualquer tipo de análise sobre este ambiente. As editoras lançaram os resultados das vendas, dizem as mesmas, que foram satisfatórios.

Eu fui a Bienal, e minha visão é de estranhamento próximo da irrealidade. Sim, eu abri meus olhos para os acontecidos daquele local. Que tipos de leitor, nós estamos criando? Será que existe o leitor ideal? Eu acredito que os brasileiros fazem uma leitura superficial, uma visão equivocada do real sentido que és a literatura. Não sabem decodificar um texto! Mas de quem é a culpa? Já tentei encontrar, e hoje, desisti de procurar… Só sei que no mínimo o leitor, tem que criar uma identidade crítica de sua leitura.

Voltando ao evento, eu via jovens, correndo pelos corredores, não por causa de livros, mas de “rostinhos bonitinhos”, que ali, faziam alguma divulgação. Noto que, banda de meninos dançantes, que agora, lançaram um livro (One Direction, de Danny White), vende tão bem, sendo o recordista de sua editora. Por que isso ocorre? Tive que buscar os compradores, os mecenas joviais da nossa sociedade contemporânea. São eles que gastam seu capital com algo tão pútrido, enfim, vou parar de criticar. Questiono apenas, que alusões irão fazer com este material adquirido? Nosso leitor está alienado excessivamente. Portanto, eu finalizei algo para minha mente, que as editoras, e os livros, se tornaram uma rameira de impressões pseudo – vulgar.

Sou daquelas pessoas, que amam seu livro. Quero-os tão perto de mim, deitado entre meus braços. Vivo apaixonado a cada compra…

Mas fechando o assunto e sendo sucinto. Ainda acredito na leitura, ainda acredito no livro, parabenizo ao evento.

Claro!!! Precisa melhorar muito mais…

 

https://regozijodoamor.wordpress.com/2012/08/09/bienal-do-livro/

